segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Iluminismo

                                               Iluminismo
   O iluminismo foi um movimento de ideias que teve origem no século XVII e se desenvolveu especialmente no século XVIII.Sua denominação estava ligada ao fato de seus impulsionadores, os filósofos iluministas, verem a si mesmos como militares da luta da razão.
   Em seus escritos, os pensadores iluministas insistiam que somente a partir do uso da razão os homens atingiriam o progresso, em todos os sentidos.
   O ideário iluminista teve três princípios básicos: a universalidade, individualidade e autonomia.Não podemos dizer que o iluminismo foi um movimento homogêneo; ele foi acima de tudo uma mentalidade, uma atitude cultural e espiritual compartilhada por filósofos.
    Os iluministas não propunham uma revolução, eles defendiam um Estado constitucional, ou seja, a existência de uma autoridade nacional central com poderes limitados.
   No iluminismo os pensadores mantinham sua mentalidade ilustrada; o inglês John Locke por exemplo, defendia a teoria de que os homens viviam antes num estado natural em que prevalecia a liberdade e a igualdade absolutas, sem o controle de nenhuma espécie de governo.
   Locke condenava o absolutismo pessoal dos monarcas ingleses e considerava que o Executivo deveria ser um mero agente Legislativo.Como cada um estabelecia sua própria vontade "iluminista" 

Os pensadores que defendiam estes ideais acreditavam que o pensamento racional deveria ser levado adiante substituindo as crenças religiosas e o misticismo, que, segundo eles, bloqueavam a evolução do homem.




John Locke (1632-1704),foi um dos principais pensadores iluministas, ele acreditava que o homem adquiria conhecimento com o passar do tempo através do empirismo

3 comentários:

  1. blog bem interessantte e com conteudo bem resumido

    ResponderExcluir
  2. Seu texto esta completo e muito bom.. continue assim desenvolvendo as atividades como elas são propostas.

    ResponderExcluir